quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O Transtorno Bipolar e o Estresse

   Já faz uma semana que saí da depressão. Eu liguei para o meu psiquiatra e falei sobre o excesso de sono. Ele mandou aumentar a dose de venlafaxina de 225mg para 300mg, e depois de uns 10 dias, diminuir o Donaren para um comprimido, em vez de tomar dois. Não sei se foi efeito placebo, pois notei a melhora em apenas dois dias. Entre ontem e hoje tenho notado algumas sensações estranhas, hoje um pouco mais. Talvez seja o efeito placebo passando, eu acho. Vamos ver o que acontece.

   O Twoefe fez um comentário na postagem anterior, dizendo que acredita que o Transtorno Bipolar seja causado pelo estresse de nossos tempos. Foi bom ele ter citado essa questão, pois muita gente acredita que essa doença é algo da atualidade. A verdade é que essa doença é muito antiga, mas só recentemente ela se tornou amplamente conhecida, e por isso, mais diagnosticada. Vejam só:


"O transtorno afetivo bipolar (TAB) é já bastante antigo. Hipócrates, cerca de 400 anos a.C., já empregava termos como “mania” e “melancolia” para descrever quadros de alterações de comportamento."

   Leiam o artigo na íntegra aqui.

Depois de assistir a vários programas, documentários e de ler artigos que falam sobre o funcionamento do cérebro e também sobre o transtorno bipolar, cheguei a várias conclusões. Em um estudo, colocaram várias pessoas em situações de estresse extremo. Depois de muito tempo privados de sono, sem comer ou beber água, ou submetidos a sons altos e a imagens muito coloridas que mudavam frequentemente, essas pessoas passaram a apresentar sintomas muito semelhantes ao do Transtorno Bipolar.
   Com esse estudo, pude perceber que quem tem esse distúrbio, na realidade, é extremamente mais sensível ao estresse do que uma pessoa sem esse distúrbio. Aparentemente, nós bipolares, temos uma parte do cérebro, o lobo frontal (que filtra o excesso de informações que entram em nossa mente) é menor do que de pessoas sem o transtorno. O que nos torna mais suscetíveis ao estresse. 
   Em outro estudo, descobriram que pessoas bipolares têm seu ciclo circadiano alterado, que é o sistema que controla o horário em que sentimos sono e quando nos sentimos despertos. Por isso muitos bipolares têm problemas com insônia, e  com sonolência durante o dia. O que também causa maior estresse.
   Mas com certeza, a correria dos tempos atuais tem feito surgir um surto de depressão (e não de Transtorno Bipolar) nas pessoas do mundo todo.

  Bom, por hoje é isso. Agora vou ler os blogs que sigo e deixar comentários :)