O que é Transtorno Bipolar?





O que é Transtorno Bipolar do Humor?

Resumidamente, é uma doença que atinge o cérebro, desequilibrando os hormônios do humor, que afetam tanto o modo de pensar quanto o corpo como um todo. É caracterizada, principalmente, por oscilações exageradas do humor.


 As mudanças de humor podem acontecer com mais frequência em algumas pessoas, com oscilações acontecendo de quatro a cinco vezes por ano e, em alguns casos, até mesmo várias vezes ao dia.
Episódios de mania e depressão podem resultar também em psicose, doença em que há perda de contato com a realidade. O risco de tentativas de suicídio em pessoas com essa doença é grande. Os pacientes podem abusar do álcool ou de outras substâncias, piorando os sintomas.

A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas a ciência acredita que diversos fatores possam estar envolvidos nas oscilações de humor provocadas pela doença, como:

- Peculiaridades biológicas: pessoas com transtorno bipolar parecem apresentar diferenças físicas em seus cérebros, o que pode levar os cientistas a descobrirem as causas exatas da doença;
- Neurotransmissores: um desequilíbrio entre os neurotransmissores parece ser um importante fator nas causas do transtorno bipolar;
- Hormônios: desequilíbrio hormonal também está entre as possíveis causas;
- Hereditariedade: pessoas que tenham parentes com histórico de transtorno bipolar são mais suscetíveis à doença, o que leva muitos cientistas a acreditarem que a genética possa estar envolvida nas causas da doença;
- Meio ambiente: fatores exógenos, como estresse, abuso sexual e outras experiências traumáticas (como a morte de algum ente querido), também podem estar relacionadas ao desenvolvimento do transtorno bipolar.

A ajuda médica é importante para garantir a qualidade de vida de uma pessoa com transtorno bipolar. É possível ter uma vida praticamente normal, mesmo tendo a doença. O tratamento, no entanto, é indispensável e deve ser seguido à risca.

- Trechos retirados deste site: Minha Vida